ANIVERSÁRIO

Não, não é aniversário do blog (1/6), nem aniversário de carreira (abril), nem meu aniversário, mas é uma data também muito especial. Amanhã, 22 de maio (dia de Santa Rita), completam-se 10 anos que terminei de escrever Construir a terra, conquistar a vida, e 16 anos que comecei a escrevê-la. Meu plano era comemorar esse número redondo com a publicação mas já que, como diz uma amiga minha, aniversários têm validade de um ano, então tenho ainda 365 dias para cuidar disso.
 
É estranho pensar que já faz tanto tempo que acabei de escrever minha maior história, e ainda lembro com clareza daquele dia. Foi doloroso despedir-me de amigos tão queridos, que participaram da minha vida durante seis anos. Depois que acabei de digitar, não fiz mais aquela leitura que às vezes faço nas outras, de tirar um dia e ler do início ao fim, para testar a coerência. Pudera, o dia teria que ter umas 80 horas para eu conseguir ler as 876 páginas de uma vez. Então acabo optando por ler fazendo uma espécie de divisão em episódios.

Antes de preparar a publicação – ou justamente ao preparar – preciso acrescentar expressões da época que recolhi em pesquisas posteriores à escrita. Será trabalhoso preparar essa publicação, pois serão necessários três ou quatro tomos para conter toda a história, o que implica em três ou quatro registros, três ou quatro fichas catalográficas, três ou quatro capas, além da diagramação dos três ou quatro tomos.  Enfim, quem mandou escrever muito? Mas, na verdade, será um prazer passar os próximos 300 dias revisando e preparando essa história querida para publicação. Rever Duarte sem abandonar Toni, pois são dois filhos que precisam de mim.
 
Posted on: 21 de maio de 2012Mônica Cadorin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *