Biblioteca de Kerdeor

Reunida em: 1994
Publicada em: ainda não publicada
número de páginas do livro: ainda não diagramada
 
Local: Logres
Época: ciclo arturiano
Personagens principais: 1) Haliwain de Nova Gália e Adriane de Moclad; 2) Linart da Bretanha e Kerlina; 3) Daluvian de Penthièvre, Denevole de Norfolk e Blanchefleur. Em todos os três: Tristan de Leonis e Lancelot do Lago
 
Sinopse: conjunto de três historietas que têm por base os romances de cavalaria medievais. A primeira, Romance em prosa do Cavaleiro de Nova Gália, segue o modelo padrão do herói invencível que busca honra e a alcança, vencendo todas as lutas de que participa. A segunda, História da vingança do Cavaleiro Bretão, já não segue o modelo, pois o herói tem defeitos insuportáveis, busca vingança e nunca vence nenhuma luta. A terceira, Aventuras dos Cavaleiros Cantores, subverte ainda mais o modelo, pois os heróis, embora sejam invencíveis e tenham as qualidades cavaleirescas necessárias, preferem uma boa canção a um bom combate e festejam muito, não honrando, dessa forma, a Cavalaria a que servem.
 
Há um projeto para um quarto romance, que contaria a história da pessoa que escreveu os romances, e seu envolvimento com as três histórias contadas.
 
Este conjunto é citado nos textos:
Personagens reais e fictícias
Escolha dos títulos
Rei Artur
Releituras
Escrever romances de cavalaria
Trilogia x coletânea
 
 
Posted on: 1 de abril de 2009Mônica Cadorin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *